Quando saímos do ginásio com aquela sensação de que estivemos a trabalhar “para aquecer”, dores horríveis nos locais errados e sem resultados a longo prazo é porque algo está errado.
Fica a conhecer os principais, e mais comuns, erros que se cometem num ginásio. E evita-os a todo custo.
1. Não fazer alongamentos e aquecimento
Eu sei que querem chegar ao ginásio e ir logo puxar ferro e arrastar as maquinas com a vossa força, sei também que pensam que aquecer e alongar é para meninas... Estás completamente errado !!!
Como passamos a maior parte do nosso tempo parado, os nossos músculos ficam atrofiados. Precisam de ser esticados. Os efeitos de não aquecer/alongar são: constantes dores de pescoço, costas e pernas. Para além disso podem, a qualquer momento, esticar em demasia, sem ter havido prévio aquecimento, e causar lesões graves.
Como mais vale prevenir que remediar, aconselhamos a preparar os músculos devidamente antes de iniciar os esforços a que os vai submeter.
2. Costas Curvas E Técnicas Defeituosas
A postura é algo muito importante na nossa vida pessoal em vários aspetos. Primeiro porque nos dá um ar de maior confiança e de equilíbrio, depois porque, quando usada devidamente, ajuda o conjunto de músculos que se pretende trabalhar, espalhando o esforço por vários grupos musculares e evitando lesões. Fazer levantamentos de peso com as costas curvadas ou sem as técnicas corretas podem, não só fazer com que o esforço investido seja em vão porque não produz resultados, mas também levar a dores horríveis e constantes – ou mesmo a lesões graves! Mantenha as costas retas e a zona abdominal rígida para suportar o peso nas zonas corretas.
3. Não Correr Ou Fazer Cardio Antes Do Treino
Os exercícios de cardio são essenciais nos nossos treinos, de forma a melhorar a nossa performance, queimar calorias e trabalhar o ritmo cardíaco, o facto é que produz melhores resultados no final da nossa sessão de treinos.
Mesmo com os músculos já cansados, é sempre possível correr, fazer jogging ou fazer exercícios em que a carga não é importante.
Obtém melhores resultados com esta ordem (primeiro os pesos e depois o cardio) e prepare os músculos com alongamentos e aquecimento próprio para cada exercício que vai fazer antes de começar.
4.Fazer Cardio A Uma Velocidade Constante
A velha máxima “menos é mais” nunca esteve tão certa. Em vez de fazeres 30 minutos na passadeira ou na bicicleta a uma velocidade constante, experimenta uma intensidade mais elevada durante metade do tempo.
Faz cardio em menos tempo, mas com alta intensidade!
5. Falta de Alimentação e hidratação
Até 60 minutos após completar os nossos exercícios temos uma janela temporal que nos permite reabastecer o nosso corpo. Bebidas com proteína (para queimar calorias) ou ricas em hidratos de carbono (para aumentar a massa muscular) devem ser ingeridas antes e depois do exercício.Bebe muita água durante o dia e especialmente durante o treino para repor os níveis de hidratação.
Espero que tenha ajudado, Forte abraço
Diogo Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário